Os projetos especiais visam a ampliação das atividades museológicas para além dos espaços físicos do MPPCN. São projetos e ações permanentes na área da ciência, educação, turismo e cultura.

Formação do Educativo

      Com reconhecimento mundial e referência na paleontologia da região do cariri o museu de paleontologia Plácido Cidade Nuvens não abre mão de que crianças e jovens da própria cidade tenham um conhecimento aprofundado acerca do valioso acervo que possui. O professor e fundador desta instituição Dr Plácido Cidade Nuvens sentia orgulho em ver aquelas crianças cada dia mais interessadas em destrinchar o vasto mundo da paleontologia e geologia.

         As crianças selecionadas de escolas públicas tem um treinamento diferenciado, com adequações na linguagem, aulas de campo, conversas com profissionais da área e não menos importante o acesso a biblioteca na qual contém um acervo de encher os olhos de quem aprecia a ciência paleontológica.

       Atualmente o MPPCN conta com cinco bolsistas dos editais de estágios da URCA (PROEX, Geopark, PROAE) e 10 jovens ligados ao edital Pibex/junior/URCA

Reserva Técnica 

             O espaço físico do MPPCN designado para depositar os fósseis coletados e doados está com mais de 5000 exemplares, dentre esses estão distribuídos entre os grupos de crustáceos, gastrópodes, plantas, invertebrados e vertebrados. Todos os fósseis que estão depositados na reserva técnica possui um número de identificação, o qual facilita aos funcionários e pesquisadores localizar e ter o controle dos fósseis que são emprestados a alguns pesquisadores que estão estudando o material. Os fósseis são guardados e divididos de acordo com o grupo que pertence. Fosseis de pequeno porte como no caso dos invertebrados, são guardados em gavetas em um grande armário com a identificação do grupo que pertence e o número da gaveta a qual está sendo armazenado e eles são revestido com plástico bolha para preservar o material, já no caso dos fosseis de grande porte, eles são guardados em estantes de acordo com o grupo que pertence. Todos os exemplares depositados na reserva técnica encontra-se em uma planilha eletrônica (Livro de Tombo), onde tem sua identificação, armário e gaveta ou estante em qual o material fóssil está guardado. Esse espaço é de suma importância para salvaguardar os fósseis para disponibilizar esse matérias para pesquisadores que desejam fazer estudo futuros, além de preservar a grande riqueza que temos em nossa região.    

Bem Vindo ao Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens

Agende sua visita pelo 
     Ligue Já: 88 35451206
museu.paleontologia@urca.br 
Telefone ou email
  • Facebook Clean
  • White Google+ Icon
  • White Instagram Icon