GEOPARK ARARIPE 

A definição de geoparque segundo a UNESCO (2005):
“É um território com limites bem definidos que tem uma área suficientemente grande para que sirva ao desenvolvimento econômico local. Compreende certo número de sítios associados ao patrimônio geológico de importância científica especial, beleza ou raridade, representativo de uma área e de sua história geológica, eventos ou processos. Além disto, um geoparque deve ter valor ecológico, arqueológico, histórico ou cultural”.

Em escala mundial a Rede de Geoparques existe desde 2004 (Rede Global de Geoparques), estabelecida formalmente na 1ª Conferência Internacional sobre geoparques, em Pequim, ocorrida em junho daquele ano. Na Europa a rede existe desde o ano 2000 (Rede Europeia de Geoparques). A Rede Global de Geoparques atualmente integra 140 geoparques, concentrados em 38 países. Dois geoparques representam o continente americano, o Geopark Araripe (GA) (Ceará – Brasil) e o Stonehammer Geopark (Canadá).GA foi o primeiro geoparque das Américas reconhecido pela Rede Global de Geoparques. Foi criado em 2006, através de iniciativas do Governo do Estado do Ceará em parceria com a Universidade Regional do Cariri (URCA). Está localizado ao sul do estado do Ceará, na porção cearense da Bacia Sedimentar do Araripe e abrange seis municípios da região do Cariri.

É importante entender o significado de cada um dos sete valores da geodiversidade propostos por Gray (2004), também discutidos por Brilha (2005):

Valor científico e didático: a investigação de certos aspectos do meio abiótico permite delinear a longa história da Terra, desenhar os cenários futuros de uma região e prevenir-se diante situações de risco, como em áreas de vulcanismo ou tectonismo ativos.

Valor intrínseco: é carregado de subjetividade, reflete um valor próprio, de existência, algo que é inerente aos elementos abióticos independente de ter utilidade ou não para o homem

Valor cultural: revela-se nas inúmeras relações que existem entre a sociedade e o mundo natural que a rodeia, no qual ela está inserida e ao qual ela pertence.

NOVA OLINDA 

 Ponte de pedra

   Pedra Cariri 

 CRATO

Batateiras 

        SANTANA DO CARIRI 
     
        Pontal da Santa Cruz 

          Parque dos Pterossauros 

Valor econômico: esta atribuição está ligada à total dependência do homem perante os materiais geológicos para atividades

Valor estético: possuem este valor todas aquelas paisagens geológicas/geomorfológicas que causam um deslumbramento de seu público

Valor funcional: é o valor de utilidade que a geodiversidade tem para o homem enquanto suporte para a realização de suas atividades e como substrato para a sustentação dos sistemas físicos e ecológicos da Terra

JUAZEIRO DO NORTE

     Colina do Horto

MISSÃO VELHA 

   Cachoeira 

Floresta Petrificada

  BARBALHA

 Riacho do Meio 

Geossítio Parque dos Pterossauros 

A área do Parque dos Pterossauros pertence hoje à Universidade Regional do Cariri-URCA e é um dos principais sítios de achados de fósseis em todo o Nordeste. O geossítio localiza-se no sopé da Chapada de Araripe e oferece um belo panorama paisagístico.

Geossítio Pontal da Santa Cruz 

O Geossítio Pontal da Santa Cruz está localizado a 4km de Santana do Cariri, na estrada que dá acesso ao topo da Chapada do Araripe. Para os mais aventureiros, é possível subir a trilha que leva até a Capela e a Grande Cruz, que, segundo a crença popular, serve para proteger de assombrações que habitava aquele local

Geossítio Ponte de Pedra 

Você já deve ter ouvido falar no ditado popular "água mole em pedra dura tanto bate até que fura " O Geossítio  corresponde a uma geoforma esculpida no arenito, resultado da erosão provocada pela água ao longo dos últimos milhões de anos

Geossítio Pedra Cariri

Situado a 3km do centro de Nova Olinda, às margens da rodovia de acesso ao Município de Santana do Cariri, este geossítio compreende uma antiga área de mineração de calcário conhecida por Mina Triunfo.

Geossítio Batateiras 



Situado no Município de Crato, o Geossítio Batateiras está a aproximadamente 3km da sede administrativa do Geopark Araripe. Está localizado na área do Parque Estadual Sítio Fundão, cortado pelo rio Batateira e próximo à cascata do Lameiro.

Geossítio Colina do Horto 

O Geossítio Colina do Horto está a 3km da cidade de Juazeiro do Norte e compreende a estátua do Padre Cícero, o Museu Vivo do Padre Cícero, a Igreja do Senhor Bom Jesus do Horto e a trilha de acesso ao Santo Sepulcro (2.650 metros).

Geossítio Riacho do Meio 

Situado a 7km da cidade de Barbalha, na CE-060 que dá acesso ao município de Jardim, é uma área de vegetação densa e úmida, com três nascentes de água cristalina que abastecem as comunidades que vivem em seu entorno.

Geossítio Floresta Petrificada 

O Geossítio Floresta Petrificada do Cariri está localizado no Sítio Olho D’água Comprido, a 6km a sudeste de Missão Velha, na localidade conhecida como Grota Funda. O geossítio guarda um tesouro paleontológico de valor incalculável, que tem especial importância para o estudo da paleobotânica e da evolução geológica.

Geossítio Cachoeira de Missão Velha 

Localizado no Sítio Cachoeira, a 3km da sede do Município de Missão Velha, este geossítio caracteriza-se por quedas d’água, com aproximadamente 12 metros de altura, formadas pelo Rio Salgado.

              http://geoparkararipe.urca.br/

Bem Vindo ao Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens

Agende sua visita pelo 
     Ligue Já: 88 35451206
museu.paleontologia@urca.br 
Telefone ou email
  • Facebook Clean
  • White Google+ Icon
  • White Instagram Icon