Desde 1988 o Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens tem desempenhado um papel fundamental na dinâmica do município de Santana do Cariri. Até o ano de 2019, foram 471.631 visitantes que de alguma forma ajudaram na economia e divulgação de nossa cidade.

Museu na Economia 

       Durante a estruturação da dinâmica econômica  do município de Santana do Cariri, surge o Museu de Paleontologia, com importante contribuição para economia local, gerando uma externalidade positiva, que são os resultados externos indiretos gerado pela atividade do museu, tendo como principal consequência o turismo. Este efeito é causado pelo grande fluxo de visitantes atraídos pelo mesmo. 

        O turismo é uma atividade bastante heterogênea, possuindo um efeito multiplicador econômico, ou seja, o turismo movimenta uma diversidade de setores da economia, como o de hospedagem, viagens, alimentação, transporte, lazer, artesanato, entre outros.
        Assim o museu possui importância no desenvolvimento econômico local, no momento em que de forma direta e indiretamente gera emprego e renda, estimulando o fluxo financeiro, através das demandas de serviços e produtos gerada pelos visitantes e turistas.

Empreendedores 

         O empreendedorismo é a construção de um novo negócio ou uma mudança inovadora no sistema de uma empresa já existente no mercado, este é um assunto bastante enfatizado na economia brasileira, sendo dotado como importante meio na construção da renda familiar

       Em Santana do cariri com o surgimento do museu de paleontologia, cria-se novas visões para o mercado local, e como já foi enfatizado a influência do museu no fluxo de turistas na cidade, estes novos empreendimentos estão ligados diretamente ao mercado turístico.

FRANCISCO PINHEIRO DA SILVA JUNIOR 

Graduando em Ciências econômicas - URCA e bolsista de extensão do MPPCN